Qual o melhor tipo de extintor para sua empresa?

Por | | 0 Comentário

A maioria das empresas precisa de extintores para proteção contra focos de incêndio.  Antes de comprar o extintor, é fundamental saber qual é o tipo de equipamento adequado para combater as formas diferentes de incêndios.

 

Conheça os tipos de extintores e saiba qual deles é o melhor para a sua empresa!

 

Tipos de Extintor

– Extintor com água pressurizada: este é o extintor classe A, indicado para apagar incêndios em materiais sólidos, principalmente em tecido, madeira e papel. A água pressurizada no extintor age diretamente no foco de incêndio, por resfriamento ou por abafamento, impedindo a propagação do fogo.

 

– Extintor com pó químico seco: este é o extintor classe B, indicado para conter as chamas decorrentes de líquidos inflamáveis. O pó seco é capaz de acabar com o fogo através do abafamento. Este é o tipo de extintor ideal para postos de gasolina e centros de abastecimento, e também para apagar chamas que sugiram de querosene, tintas, óleos e graxas.

 

– Extintor com gás carbônico: este é o extintor classe C, indicado para apagar incêndios causados em equipamentos elétricos energizados. O gás carbônico é ideal para este tipo de situação, pois não é um condutor de eletricidade. A utilização do equipamento se dá em quadros de força, máquinas elétricas, computadores, transformadores, entre outros. Além de ser indicado para apagar o fogo em equipamento elétrico energizado, o extintor com gás carbônico pode atender ocorrências das categorias A e B.

 

– Extintor com pó químico especial: este é o extintor classe D, necessário para apagar as chamas que se propagam por causa da existência de metais inflamáveis, como pó de alumínio, potássio, zircônio e titânio.

 

– Extintor para Cozinhas Comerciais e Industriais: este é o extintor classe K, feito com uma solução de acetato de potássio diluída em água.

 

Cuidados que devem ser tomados ao usar o extintor

As principais orientações referentes ao uso de extintor estão relacionadas com o uso de água e o equipamento ao mesmo tempo. O extintor já está sendo classificado em A, B, C e D para evitar que o combate ao fogo seja feito de maneira inapropriada e possa aumentar o problema.

 

Em casos de incêndio em material elétrico energizado, é muito importante não jogar água com o objetivo de controlar o fogo. Como a água é condutora de eletricidade, ela só aumentaria o poder das chamas, tornando o incêndio incontrolável.

 

Também é preciso tomar cuidado para não misturar água com os seguintes produtos:

  • Pó de Alumínio;
  • Magnésio;
  • Carbonato de Potássio;
  • Produtos químicos em geral.

 

A reação causada através do contato do agente químico do extintor com a água pode ser realmente explosiva. Sendo assim, a orientação é para utilizar extintor ao invés da água e, em casos de emergência, contar com apoio profissional o mais rápido possível.

 

Protector Fire: extintores para sua empresa

 

A Protector Fire oferece as melhores opções de extintores para sua empresa. Os extintores são equipamentos de proteção contra incêndio considerados obrigatórios na maioria dos comércios, indústrias e edifícios. Conte com o apoio da equipe da Protector Fire e escolha o extintor correto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *