Quais os métodos que foram utilizados no combate ao incêndio do porto de Santos?

Por | | 0 Comentário

O incêndio que ocorreu na área indústria de Santos, litoral de São Paulo, em abril deste ano, teve grandes proporções e exigiu do Corpo de Bombeiros um trabalho muito grande e de muita dedicação.

As chamas atingiram muitos tanques de combustível, gerando uma temperatura de cerca de 800ºC, o que exigiu a utilização de bilhões de litros de água do mar para combater o incêndio.

E você sabe de que forma o incêndio foi combatido? Quais os métodos utilizados pelo Corpo de Bombeiros para impedir que as chamas se alastrassem e vitimassem vidas?

Vamos entender um pouco mais?

Uma ação importante foi realizar o resfriamento dos tanques que ainda não tinham sido atingidos pelas chamas. A alta temperatura de cerca de 800ºC não permitia que os bombeiros se aproximassem muito, ficando a uma distância de 100 metros do local.

A água não foi direcionada para as chamas, pois evaporaria antes de atingir o alvo em função do alto calor.

O resfriamento é realizado jogando água através de aspersores, que consistem em anéis que ficam na parede externa do tanque. Consiste, basicamente, em resfriar toda a estrutura para que o incêndio não se alastre de um tanque para o outro.

Além do resfriamento, mais dois produtos foram utilizados no combate: cold fire (fogo frio) e pó químico seco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *