Um sistema de proteção contra incêndio que funcione com válvulas de dilúvio precisa ter o acionamento ideal para que funcione perfeitamente. Manual ou automático, esse acionamento é primordial para um combate eficiente e rápido das chamas.
Geralmente empregado na proteção de transformadores e reatores de potência, o sistema de dilúvio pode ser disparado por um sistema pneumático ou hidráulico. A seguir, abordamos as vantagens de cada um deles.
Como funciona o sistema de dilúvio automático
Em um sistema de proteção contra incêndio automático, os equipamentos são acionados sozinhos após um princípio de incêndio. Dessa forma, não há interferência humana na decisão.
O sistema de dilúvio automático não conta com intervenção humana. Assim, as chamas podem ser combatidas mais rapidamente, especialmente em locais remotos ou desocupados.
Os sistemas automáticos de dilúvio se dividem em dois: hidráulico e pneumático. Suas linhas de tubos e aspersores são iguais, porém a diferença entre ambos está no tipo de acionamento utilizado.
O sistema hidráulico utiliza água, ao passo que o pneumático usa ar comprimido para acionar o sistema.
Como escolher a melhor válvula de dilúvio em sistemas anti-incêndio
Geralmente, as válvulas de dilúvio são hidráulicas, ligadas a uma tubulação de água de incêndio. Entretanto, há situações em que a presença constante de líquido pode danificar equipamentos e instalações. Quando isso ocorre, um sistema acionado “a seco” é importante.
O sistema de válvula de dilúvio hidráulico tem a vantagem de utilizar o mesmo líquido (água) que a válvula de dilúvio. Dessa forma, basta apenas um tubo para alimentar a linha e a válvula.
Um ponto que merece atenção é que, em alguns casos, pode ocorrer a formação de bolsas de ar. Isso causa atrasados no combate ao incêndio e pode trazer graves problemas ao sistema.
Já o sistema de válvula de dilúvio pneumática oferece uma operação “mais limpa”, utilizando meios não corrosivos. Ele pede equipamentos adicionais para pressurização do ar, o que elevaria custos, porém é mais seguro em locais que não aceitem água em sua estrutura.
Geralmente, sistemas com válvulas de dilúvio pneumáticas são utilizados com água do mar, porque aumentam a confiabilidade de resposta da válvula solenoide. Eles são mais indicados para controlar incêndios em indústrias, refinarias ou petroquímicas.
Precisa de válvulas de dilúvio para o seu projeto? Fale com a Protector Fire.
Temos anos de atuação nesse segmento e especialistas que podem te ajudar a investir na melhor solução. Entre em contato!