Entenda como funciona a manutenção de hidrantes

Por | | 0 Comentário

Tanto quanto possuir equipamentos de prevenção, detecção e combate a incêndio, realizar uma manutenção adequada é altamente importante. Empresas que os comercializam também geralmente são responsáveis por verificar se ele atende aos requisitos de funcionamento exigidos.

A manutenção preventiva de hidrantes é o serviço que previne a ocorrência de defeitos e falhas em situações de emergência. Fundamental em todos os equipamentos anti-incêndio, ela evita paradas inesperadas e falhas em equipamentos e materiais.

 

Como é feita a manutenção de hidrantes 

Hidrantes são equipamentos indispensáveis em grande parte das edificações. Isso porque eles garantem agilidade no combate a incêndios de diversas classes e podem garantir a sobrevivência de pessoas e manutenção do patrimônio.

Na manutenção de hidrantes, o primeiro trabalho diz respeito à inspeção de reservatórios e níveis de água. Além disso, são avaliados aspectos como tubulação e estado de adaptadores, válvulas, esguichos, caixas e suportes.

A manutenção das mangueiras de hidrantes é feita com a análise de seu estado de conservação e levantamento da validade do teste hidrostático T. Além disso, manômetros passam por testes de funcionamento, com revisão do estado de pressurização do sistema.

 

Quais são os testes realizados em hidrantes

Quando um ou mais hidrantes são enviados para manutenção, alguns testes são realizados para garantir seu perfeito funcionamento.

O primeiro deles diz respeito à inspeção das válvulas de fluxo, bem como do estado de conservação e limpeza dos registros de recalque.

O técnico em manutenção de hidrantes também verifica a presença de acessórios (volante dos registros, adaptadores e tampões), bem como avalia o funcionamento dos conjuntos moto bomba.

O estado de conservação dos equipamentos e o teste de funcionamento de quadro de comando do conjunto moto bomba faz parte da manutenção de hidrantes.

Por fim, são verificados aspectos como conservação e limpeza de todos os equipamentos antes que sejam liberados.

 

Precisa de hidrantes ou de serviços de manutenção desses equipamentos? Fale com a Protector Fire.

Temos anos de experiência nesse segmento e no fornecimento de inúmeras soluções para prevenir, detectar e combater incêndios. Entre em contato com nossos consultores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *