Profissão: bombeiro policial militar

Por | | 0 Comentário

O bombeiro da polícia militar faz parte do Corpo de Bombeiros da PM, tendo assim, a nobre missão de ajudar, proteger e salvar inúmeras vidas de incêndios e demais catástrofes que assolem a população e seus patrimônios seja público ou privado. Sempre estando de prontidão para qualquer missão, assumindo os vários riscos dessa profissão.

Dentro das missões de um bombeiro em caso de incêndios existe a parte investigativa para saber o que causou o processo. Isso vale para demais desastres, abrindo vários outros seguimentos dentro do Corpo de Bombeiros da Policia Militar. Desde os profissionais que investigam aos da área de administração, existem muitas outras designações aos bombeiros, que não agem apenas nas ruas. Existem os que emitem alvarás, como por exemplo, para casas noturnas ou demais estabelecimentos comerciais que determinam número máximo de pessoas do local e se existem os equipamentos contra incêndio, como sprinklers e extintores, que são de suma importância no controle dos focos de incêncio. Todo esse processo evita futuros acidentes  que poderiam causar muito mais vítimas se tais procedimentos de prevenção não fossem tomados. Além dessas funções, é necessário que os profissionais desenvolvam campanhas de educação da comunidade, com palestras em empresas e escolas, visando o despertar da consciência dos cidadão para problemas relacionados à prevenção de incêndios e orientar a comunidade sobre o cuidado com piscinas, acidentes caseiros, fogos de artifício, balões, elevadores e até mesmo animais, como insetos e cobras em residências.

O bombeiro da PM ingressa a partir de concurso, dentro da corporação existe uma hierarquia, de oficiais, sub oficiais e praças e compõe toda sua estrutura organizada e com profissionais altamente treinados e qualificados. Cada estado possui um corpo de bombeiros militar. Para ser um bombeiro é necessário ter equilíbrio emocional para lidar com as situações mais adversas possíveis. Ter autocontrole, saber receber e lidar com ordens, ter boa disposição física, ter capacidade de tomar decisões, lidar com pessoas acidentadas sem comoção, ter liderança, agir sobre pressão, ter disciplina coragem, raciocínio rápido e saber trabalhar em equipe. Essas são qualidades indispensáveis para a carreira e que definem um bom profissional da área.

É clara a importância da profissão de bombeiro para a sociedade e ingressas em um Corpo Militar é uma das melhores formas de exercer a sua qualidade de profissional. Tendo apoio da corporação e aulixia a família, é uma carreira com grande expectativas positivas ao futuro. Cuidando da população e salvando vidas, sendo um exemplo para os demais e inspirando bons profissionais que virão a ser bombeiros um dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *