Para que serve um proporcionador de espuma?

Por | | 0 Comentário

Existem diversas maneiras de manter a proteção contra incêndios. Para evitar que pequenos focos ganhem proporções exorbitantes e se transformem em tragédias, a prevenção continua sendo a melhor alternativa.

Por isso, tenha equipamentos de proteção contra o fogo sempre próximos. Um deles é o proporcionador de espuma, que funciona como uma espécie de esguicho.

O acessório é de extrema importância para a segurança de todos os tipos de ambientes, desde áreas residenciais até ambientes comerciais ou industriais. Ele é instalado na ponta de uma mangueira, agindo como um regulador dos jatos de água. Desta forma, fica mais fácil e rápida a ação no momento de direcioná-lo aos locais atingidos pelo fogo.

O que é um proporcionador de espuma?

Os proporcionadores de espuma têm a função de dosar a mistura do concentrado LGE, isto é, o Líquido Gerador de Espuma ou, como é chamado por alguns especialistas, Líquido Concentrado Formador de Espuma, com o fluxo de água pressurizada.

O LGE é uma espécie de detergente líquido, especialmente formulado através de uma mistura de água pura, do mar ou salobra. O objetivo é formar um tipo de espuma com características físico-químicas resistentes às altas temperaturas.

A ferramenta funciona com base no Princípio de Venturi, também conhecido como Tubo de Venturi, que ocorre quando o fluido em constante movimento dentro de um sistema fechado se comprime momentaneamente ao se deparar com uma zona de estreitamento. Com isso, a pressão é diminuída, ocasionando o aumento da velocidade do líquido.

Com a mistura de LGE é criada uma espuma sintética, biodegradável e não tóxica. O produto deve ser aplicado diretamente no local onde se encontram as chamas. A ação rápida de combate ao incêndio garante maior segurança na utilização do sistema.

Como age o equipamento?

A principal característica de um proporcionador de espuma é seu método econômico e simples de dosagem. Fica muito mais fácil a manipulação e a manutenção do equipamento.

Sendo o aparelho predeterminado para o uso da mistura de LGE, ele pode operar com diferentes pressões e vazões. Caso o proporcionador esteja regulado a 6%, por exemplo, teremos 94 partes de água e seis de LGE, fazendo com que a solução, em contato com o ar, forme uma espuma cuja expansão é de 1 para 10.

Existem alguns tipos de proporcionadores, cada um com propósitos diferentes. Um deles é o esguicho lançador de espuma modelo PRO 1233, que trabalha em conjunto com o proporcionador PRO 1252. Ambos foram projetados para proteção de pequenas instalações, além de garantirem a segurança suplementar em áreas de diques de contenção.

 

A vazão do esguicho lançador deve ser compatível com a do proporcionador de espuma, oferecendo as opções de 200, 400 ou 800 litros por minuto. Por ser regulável, o equipamento é mais versátil, podendo direcionar jatos, inclusive, no modo neblina.

 

A vedação é feita em borracha, o equipamento é fabricado em alumínio e tem acabamento polido, tudo para facilitar a limpeza e a manutenção do proporcionador. Entre em contato com a Protector Fire e conheça os modelos disponíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *