Para que serve o líquido gerador de espuma

Por | | 0 Comentário

O líquido gerador de espuma (LGE) é uma substância indicada para o combate a incêndios de determinadas classes. Sem toxicidade e biodegradável, a espuma é ideal para incêndios em hidrocarbonetos e solventes polares. Entender para que serve o líquido gerador de espuma é, portanto, essencial para usá-lo da melhor forma!

Formado pela concentração sintética de espuma, o LGE suporta altas temperaturas e conta com surfactantes fluorados específicos e aditivos que proporcionam maior fluidez, estabilidade, resistência à temperatura e elevada velocidade.

Contar com o LGE em situações de incêndio pode determinar o sucesso da operação e combate rápido às chamas. Vale a pena saber mais sobre isso!

Líquido gerador de espuma: características e indicações

O LGE é fabricado para extinguir incêndios em hidrocarbonetos e solventes polares.

Com densidade baixa, a espuma tem a capacidade de contornar obstáculos e flutuar sobre líquidos inflamados. Por isso, a principal aplicação do LGE é combater incêndios classificados por categorias A e B, identificados pela presença de hidrocarbonetos e solventes polares.

Devido à densidade e à expansão, o LGE atua na superfície do líquido inflamado. Ele forma uma proteção, impedindo a passagem de gases em alta temperatura, o que proíbe o contato do ar com o produto inflamável.

O LGE pode apresentar característica doce, salgada ou salobra, dependendo da necessidade e aplicação. A proporção de LGE também será definida de acordo com a aplicação.

Como usar o LGE

O LGE é utilizado de acordo com a classificação do incêndio. Então, as chamas decorrentes da classe B, que envolvem petróleo, gasolina, óleo diesel e demais combustíveis, podem ser detidas com a espuma.

Além disso, o LGE também age no combate a incêndios da classe A, decorrentes de madeira, papel, algodão e tecidos.

O líquido gerador de espuma funciona com o impedimento da liberação de gases, criando uma camada de proteção sobre as chamas. Depois, ele retira o oxigênio da superfície inflamável e drena o líquido.

De forma resumida, o processo funciona assim:

· Cobertura da área com as chamas e isolamento do contato com vapores inflamáveis;

· Resfriamento dos combustíveis;

· Supressão dos vapores inflamáveis.

Os concentrados, também chamados de AFFF, produzem espumas que geram um fino filme aquoso sobre as chamas. Assim, o resfriamento do combustível é mais rápida e há supressão dos vapores.

Como são compatíveis com o pó químico, as espumas AFFF também funcionam como um escape em caso de chamas, especialmente em locais com alto índice de risco, como armazéns, barragens, hangares de aviões.

A Protector Fire é especializada em equipamentos e soluções de combate a prevenção a incêndios. Conte conosco se precisar de LGE, sprinklers, extintores, mangueiras, detectores e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *