Como funciona uma câmara de espuma?

Por | | 0 Comentário

A Câmara de Espuma foi projetada para combater incêndios causados em tanques de armazenagem. Logo, após o início das chamas, a espuma é liberada para entrar em contato direto com a superfície do produto inflamável.

 

A espuma é dispensada de forma controlada e age exatamente no produto que causa o fogo. O contato da espuma com a superfície da substância inflamável controla o incêndio.

 

Modelos de Câmaras de Espuma

 Existem alguns modelos de Câmara de Espuma, e cada um deles foi desenvolvido para ser utilizado em situações diferentes. Conheça os modelos abaixo:

 

Câmara de Espuma Modelo MCS: funciona para proteger tanques verticais de teto fixo. Possui selo de vidro para separar gases e vapores. Tem aerador antes da Câmara. Possui placa de orifício feita de aço. Conta com defletor na parede interna. Com todos esses mecanismos, conduz a espuma suavemente até o foco de incêndio.

Câmara de Espuma Modelo TC: funciona para proteger tanques de teto fixo que armazenam acetona, metanol, álcool e outros tipos de solventes polares. É utilizada em equipamentos que apresentam grande variação de nível de armazenamento do produto inflamável. A espuma alcança a superfície que está em chamas de forma suave, até controlar o incêndio.

Câmara de Espuma Modelo TF: funciona para proteger tanques de teto flutuante que armazenam combustível ou líquido inflamável. É utilizada em sistema fixo de espuma. O aerador é posicionado antes da câmara. O defletor é posicionado para a parede interna do tanque.

Câmara de Espuma Modelo MBS: funciona para inundar diques de contenção que fazem parte de tanques ou armazenam líquidos inflamáveis. Trata-se de uma tubulação que corre pela parte externa do dique, onde ficam estruturadas as câmaras MBS em espaços considerados ideais. Dessa maneira, a descarga de espuma ocorre diretamente na área do sinistro. As câmaras MBS são instaladas em locais em que existem tanques pequenos que dividem o mesmo dique de contenção.

 

Onde são utilizadas as Câmaras de Espuma?

As Câmaras de Espuma são utilizadas com regularidade no setor industrial. É comum que as atividades produtivas utilizem tanques que contenham substância inflamável. Nestes casos, os combustíveis se tornam um grande risco à estrutura fabril se não forem protegidos adequadamente e de forma contínua.

Em uma fábrica, a segurança está em primeiro lugar em todas as atividades e instalações. A premissa vale para os tanques que comportam inflamáveis, que precisam da Câmara de Espuma correta, que respeite sua finalidade e suas características.

 

Como instalar a Câmara de Espuma?

A instalação da Câmara de Espuma deve ser feita por uma equipe técnica capacitada, enviada para avaliar o local, auxiliar na escolha do modelo de câmara de espuma e estabelecer o tamanho do equipamento necessário para proteger os tanques que estão na empresa.

A Protector Fire oferece as melhores opções de Câmaras de Espuma do mercado. Os modelos são fabricados com respeito a todos os requisitos de qualidade e cumprem todas as normas e especificações técnicas vigentes para o produto.

Entre em contato com a equipe da Protector Fire e conte com o apoio da empresa para definir qual é o tipo de Câmara de Espuma ideal para as necessidades da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *