Aprenda a fazer o cálculo luminotécnico da iluminação de emergência

Por | | 0 Comentário

Adotar medidas preventivas contra incêndios é fundamental para garantir a segurança e bem-estar das pessoas. Essa atitude ajuda, ainda, a manter patrimônios. Por isso, é indispensável que seja utilizada a iluminação de emergência para melhorar a visibilidade se houver cortes de luz em incêndios.

 

Com a iluminação de emergência é possível que as pessoas deixem o prédio com segurança. Entretanto, se ela for mal posicionada pode comprometer o bom funcionamento do sistema em uma emergência. E é nesse momento que entra em cena o cálculo luminotécnico.

 

Para que serve o cálculo luminotécnico?

 

Situações de incêndio pedem lâmpadas mais potentes e em maior quantidade. Dessa forma, com a iluminação de emergência, o ambiente facilita a locomoção das pessoas, que deixam o prédio com tranquilidade.

 

Calcular a iluminação de uma área que oferecerá um direcionamento em incêndios é mais importante do que se imagina. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), devem ser considerados aspectos como autonomia, sistema de vigília, iluminação auxiliar e sinalização especial.

 

Quando são respeitadas as regras previstas pela norma há mais eficiência e confiabilidade no projeto. Além disso, você se mantém dentro da legislação específica.

 

 

Como pode ser feito o cálculo luminotécnico?

 

Existem alguns fatores que devem ser considerados ao se fazer o cálculo luminotécnico. O primeiro deles é a distância entre os pontos. O espaço entre um e outro não deve ser maior do que o equivalente a quatro vezes a altura.

 

Por exemplo: um local com 5 metros de altura deve ter distância máxima entre luminárias de 20 metros. Dessa forma, evitam-se pontos cegos.

 

intensidade do feixe de luz é outro aspecto a ser considerado. Seu cálculo depende do quão forte é a lâmpada utilizada. A norma recomenda o seguinte:

 

2,0 metros do piso à luminária – 100 cd de intensidade máxima

 

2,5 metros – 400 cd

 

3,0 metros – 900 cd

 

3,5 metros – 1600 cd

 

4,0 metros – 2500 cd

 

4,5 metros – 3500 cd

 

5,0 metros – 5000 cd

 

 

Ao avaliar essas recomendações você consegue obter máxima precisão no cálculo luminotécnico. Isso porque, quando você dimensiona a estrutura para oferecer o máximo de proteção em incêndios, as chances de obter sucesso são muito maiores.

 

Conte com um parceiro reconhecido e sério para fornecer itens de prevenção, detecção e combate a incêndio. A Protector Fire é uma das empresas mais reconhecidas e tradicionais do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *