Válvula de governo e alarme em indústrias

Por | | 0 Comentário

As Válvulas de governo e alarme são utilizadas junto ao Sprinkler. Caracterizada por ser um equipamento que impede a propagação de incêndios, é fundamental em diversos locais, como indústrias, hospitais, escolas, escritórios, entre outros.

Vamos imaginar uma indústria, por exemplo, sempre cercada por diversos equipamentos, produtos, máquinas, operários, documentos. É fácil perceber que num ambiente repleto de bens, é preciso prevenir-se ainda mais contra todos os imprevistos, principalmente roubos e incêndio, concorda?

Num momento de incêndio, é fundamental que exista um sistema de proteção para conter as chamas até que o Corpo de Bombeiros chegue ao local para evitar que se alastre por grandes proporções.

E, dentro desse contexto, a Válvula de Governo e Alarme atua em conjunto com o Sprinkler formando um sistema bastante eficaz.

 

Como funciona?

 

A função da Válvula de Governo e Alarme é controlar o fluxo de água no Sprinkler. Instalada na tubulação principal, é acionada de maneira automática hidráulica e eletricamente, pois funciona a uma pressão de 120 psi.

No momento em que ocorre o rompimento do bico de Sprinkler, começa a vazar a água que combaterá o incêndio, passando pela Válvula. Isso faz soar um alarme.

Além disso, a Válvula de Governo e Alarme tem o poder de dividir a rede de Sprinklers em áreas de operação. E essa compartimentação é importante, pois torna mais segura e rápida as manutenções periódicas.

É importante, ainda, salientar que a Válvula de Governo e Alarme tem também a função de retenção, e isso permite a pressão na rede de Sprinklers, dando início ao combate ao incêndio antes mesmo que a bomba hidráulica seja acionada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *