Válvula de alívio de pressão: quando é preciso utilizá-la

Por | | 0 Comentário

A válvula de pressão é um dispositivo de funcionamento automático que alivia a pressão de sistemas agindo de diferentes formas. Muito importante especialmente para indústrias de processos químicos, ela permite que sejam alcançados os parâmetros exigidos pelas normas nacionais e internacionais.

Este mecanismo evita que ocorra um acúmulo excessivo de fluidos compressíveis, incluindo gases e vapores. A válvula de alívio de pressão tem uma abertura que alivia a pressão de maneira instantânea, com abertura proporcional ao aumento da pressão exercida na instalação.

Quer entender melhor como funciona a válvula de alívio de pressão e quando utilizá-la? Acompanhe as nossas dicas a seguir!

 

Como funciona a válvula de alívio de pressão

A válvula de alívio de pressão é indispensável em qualquer equipamento industrial que gere calor, pressão ou outro tipo de energia. Ela garante que a segurança seja a maior possível no ambiente de trabalho, alcançando os parâmetros exigidos pelas normas de regulamentação.

Este dispositivo alivia a pressão de diferentes maneiras, de acordo com sua aplicação e dependendo do tipo de fluido utilizado. A principal necessidade de uso da válvula de alívio de pressão é a segurança, pois o equipamento protege funcionários e os ambientes.

Ela funciona da seguinte maneira: evita que haja um acúmulo excessivo de fluidos compressíveis, incluindo gases e vapores. O dispositivo possui uma abertura, que alivia a pressão de maneira instantânea e é proporcional ao aumento da pressão exercida.

A válvula de alívio de pressão possui um obturador, que age no sentido contrário sempre que a força resultante da pressão do fluído for menor que a força exercida pela mola. A descarga do excesso de pressão é feita diretamente para a atmosfera ou para um reservatório, que deve estar conectado à extremidade de saída do corpo da válvula.

 

Quando é necessário utilizar a válvula de alívio

As válvulas de alívio são recomendadas para uso com líquidos, ar comprimido ou alguns gases inertes, quando é necessário fazer pequenas compensações (alívio) de pressão, com a válvula se abrindo ou fechando gradativamente.

Este equipamento deve ser aplicado em baixas vazões de descarga e, preferencialmente, com fluidos não compressíveis, como, por exemplo, a água.

Há alguns tipos de válvula de alívio de pressão, que podem variar entre:

  • Ideais para sistemas de compressão de ar que tenham larga gama de pressão de ajuste;
  • Projetadas para a proteção de sistemas a vapor, ar comprimido e refrigeração com segurança.
  • Indicadas para sistemas de proteção nos quais se utilizem vapor, ar comprimido e outros gases que sofram redução de pressão, refluxos e outros fatores.

 

Quer entender melhor o funcionamento das válvulas de alívio de pressão e como elas podem ser aplicadas às suas necessidades? Fale com a Protector Fire. Trabalhamos há mais de 20 anos com dispositivos de proteção e combate a incêndios, incluindo válvulas.

Fale com nossos especialistas e obtenha assessoria completa para escolher os melhores equipamentos anti-incêndio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *