Sprinklers: como funcionam e são acionados

Por | | 0 Comentário

Situações de incêndio, especialmente as que envolvam edificações, pedem soluções de prevenção e combate eficientes, rápidas e que tragam segurança aos ocupantes desses ambientes. Os sprinklers, pequenos chuveiros automáticos fixados no teto ou em paredes, são os equipamentos ideais para cumprir esse papel.

Alimentados por uma reserva de água e um sistema de pressurização, os sprinklers geralmente são instalados em rede, embora funcionem de maneira independente. Um sistema de sprinklers bem planejado pode trazer segurança completa a espaços como prédios, hotéis, escritórios, galpões e muitos outros.

 

Para que servem os sprinklers?

Os sprinklers são a maneira mais eficiente de combater incêndios primários, ou seja, em sua fase inicial. Seu objetivo principal é evitar que as chamas se espalhem e, por isso, eles atuam de maneira direcionada sobre os focos de incêndio, eliminando-os ou controlando-os até a chegada do Corpo de Bombeiros.

 

Como funcionam os sprinklers?

Sprinklers são constituídos por um elemento termo-sensível projetado para ser acionado ao atingir uma temperatura pré-determinada, variando de 57 a 343º C, já considerando uma margem mínima de acionamento – 20º C acima – por medida de segurança.

Ao atingir sua temperatura de operação, a solda do elemento termo-sensível é derretida, permitindo que os sprinklers comecem a funcionar. A partir desse momento a água é descarregada automaticamente em forma de aspersão (em formato de guarda-chuva) sobre uma determinada área, com vazão e pressão especificadas.

 

Como garantir que o sprinkler funcione corretamente?

Os sprinklers nunca dão um falso alarme. Eles apenas entram em ação quando o ar em torno do seu sistema atinge a temperatura pré-determinada e, por isso, não funcionam por meio de fumaça, poeira ou sprays de aerosol.

Para garantir que o sistema de sprinklers funcione perfeitamente é necessário ter o apoio de um profissional especializado para determinar a pressão da água, a área, altura e a temperatura adequadas para um combate efetivo de incêndios primários.

É essencial que os sprinklers estejam em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) específicas para o produto e que tenham sido aprovados nos testes realizados pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

 

Invista em sprinklers eficazes e de qualidade com a Protector Fire

A Protector Fire é uma das maiores empresas de sprinklers e, por isso, oferece inúmeros modelos, de acordo com a sua necessidade e especificação do projeto. Converse com nossos representantes e conheça nossas soluções de proteção, detecção e combate a incêndios, tais como hidrantes, bicos de sprinkler, mangueiras, extintores e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *