Quais são os tipos de canhões disponíveis?

Por | | 0 Comentário

Os canhões são equipamentos muito utilizados na prevenção e no combate ao incêndio. Eles se dividem basicamente em dois tipos:

Os Canhões Portáteis e Fixos podem ser divididos em subcategorias, como auto oscilatórios e de controle remoto, cujas características serão exibidas neste artigo.

 

Características do Canhão Fixo

O Canhão Fixo é considerado o modelo de canhão mais utilizado. Sua forma de despejo de água ou de espuma em grandes áreas é precisa e abundante. O equipamento possibilita alta vazão e age de maneira rápida no combate ao incêndio.

O Canhão Fixo é fabricado com material para prevenir a corrosão, sua conexão é feita com flange, tem vedação absoluta e permite fluxo intenso de vazão. O equipamento pode funcionar em conjunto com outros sistemas de combate ao incêndio que tenham esguicho regulável. É ideal para proteção de patrimônio.

 

Características do Canhão Portátil

O Canhão Portátil foi projetado para combater incêndios em situações e lugares em que é preciso empregar versatilidade. Dessa maneira, um único canhão pode atender riscos diferentes, justamente porque é um equipamento portátil e abastecido por meio de linhas de mangueiras. Para deixar o Canhão Portátil pronto para uso, basta conectá-lo a um hidrante que esteja próximo do local.

 

Canhões Auto Oscilatórios

O Canhão Fixo e o Canhão Portátil podem ser auto oscilatórios. Neste caso, a pressão da água faz movimentar e direcionar o fluxo, e esse mecanismo dispensa a presença de um operador para combater o fogo.

Este sistema de ativação e funcionamento dos canhões permite o movimento automático, com aplicação persistente da varredura de água no foco de incêndio.

Os Canhões Auto Oscilatórios são feitos com ligas de latão ou bronze, em sua maioria. Suas principais vantagens são:

  • Varredura eficiente do foco de incêndio;
  • Não necessita de operador para o equipamento;
  • A turbina é movida pela força da própria água;
  • Efetua movimento automático para combater as chamas.

 

Canhão de Controle Remoto

O Canhão de Controle Remoto foi projetado para comportar água ou espuma. Este equipamento é operado desde centros de monitoramento de empresas como refinarias, por exemplo.

O movimento do canhão pode ser no sentido vertical e horizontal, através de ativação motora. Seu esguicho é regulado pelo controle remoto. O jato emitido pelo Canhão de Controle Remoto pode ser padronizado com o uso do controle. Dessa maneira, o operador tem domínio absoluto sobre a vazão, fluxo e pressão.

Este é um equipamento destinado para ambientes de trabalho com características delimitadas e muito específicas, como é o caso das refinarias. O Canhão de Controle Remoto pode ser classificado como equipamento à prova de explosão, quando necessário.

 

Canhões Monitor da Protector Fire

A Protector Fire oferece vários modelos de Canhão Monitor para aplicação em situações e ambientes diferentes. A empresa trabalha com os seguintes modelos:

  • Canhão Monitor Fixo Auto Oscilatório;
  • Canhão Monitor Fixo Flangeado;
  • Canhão Monitor Portátil de 1 Entrada;
  • Canhão Monitor Portátil de 2 Entradas;
  • Canhão Monitor Portátil Auto Oscilatório.

 

Todos os equipamentos são fabricados com a máxima qualidade. Os canhões podem ser utilizados com esguichos de água ou de espuma. A proteção é garantida através de um sistema eficiente de varredura. Entre em contato com a Protector Fire e tenha mais informações sobre nossos modelos de Canhão Monitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *