Importância das válvulas redutoras de pressão nos sistemas

Por | | 0 Comentário

A missão de combater incêndios e controlar as chamas envolve uma série de tecnologias e componentes. Isso porque, dependendo do ambiente, o fogo pode se espalhar e tomar proporções inesperadas, exigindo intervenção rápida e com os materiais adequados. A válvula redutora de pressão é um deles.

Válvulas hidráulicas são indispensáveis em sistemas de combate a incêndios, já que permitem que a água seja retida ou liberada com diferentes vazões. Tudo isso é possível graças a um sistema de regulagem de pressão, que minimiza os danos ao local e os riscos aos brigadistas, além de permitir um melhor direcionamento dos jatos de água ou espuma.

Sistemas de combate a incêndio, especialmente os prediais ou industriais, contam com a válvula redutora de pressão – item fundamental para a segurança e eficiência da operação de combate às chamas.

 

Como funciona a válvula redutora de pressão

A válvula que controla a pressão dos sistemas de combate a incêndio é acoplada ao hidrante, que pode tanto estar localizado dentro de uma edificação quanto na rua.

Dessa forma, com a ajuda desse recurso, quando a água for liberada, os brigadistas ou bombeiros conseguem regular a pressão da água de acordo com a necessidade específica.

Com uma menor pressão, os riscos de destruição de patrimônio ou de itens frágeis são menores. Há, ainda, mais segurança aos membros do Corpo de Bombeiros, que operam as mangueiras com menor pressão.

É recomendável que a válvula redutora de pressão seja instalada em todos os hidrantes, que costumam ter uma pressão muito forte da água. Assim, o trabalho de combate às chamas e rescaldamento do local fica muito mais seguro e eficiente.

 

Quando é preciso instalar uma válvula de pressão?

Quase todos os projetos de prevenção, detecção e combate a incêndio preveem a instalação de uma válvula de pressão. Grandes edificações, shopping centers, indústrias, plataformas de petróleo e tantas outras instalações necessitam desse equipamento por segurança.

Para que funcione perfeitamente, a válvula de pressão deve receber manutenção constante. Isso porque, em caso de emergências, ela precisa estar pronta para cumprir seu papel.

Esse tipo de válvula atua em conjunto com hidrantes, mangueiras e esguichos no combate às chamas.

Como a válvula redutora de pressão não serve para qualquer tipo de instalação, é fundamental consultar um profissional para saber se esse tipo de equipamento se adapta ao seu projeto e aos itens já instalados.

 

Fale com a Protector Fire e obtenha a melhor assessoria para escolher uma válvula redutora de pressão de qualidade, bem como receber manutenção e troca dos equipamentos, se necessário.

Temos anos de experiência no fornecimento de sprinklers, extintores, esguichos, mangueiras, hidrantes, sistemas de detecção de incêndio e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *