Exigências de equipamentos de combate a incêndios em empresas

Por | | 0 Comentário

Incêndio e segurança são dois assuntos importantíssimos e que não podem ser tratados de forma simplificada, pois nossa segurança deve estar sempre em primeiro lugar, não é verdade?

E quando falamos especificamente de empresas, estamos tratando de um número considerável de pessoas e também de normas para regulamentar a segurança de quem trabalha neste lugar. Além disso, não podemos esquecer na segurança do patrimônio.

Para entendermos um pouco mais sobre essa questão, vamos falar um pouco sobre os equipamentos de combate a incêndios que devem ser usados nas empresas?

Com o surgimento de novas tecnologias e também pela necessidade de substituição de equipamentos antigos, o mercado de equipamentos tem crescido e isso é totalmente positivo para a segurança.

Independente ao número de colaboradores da sua empresa, ao ramo em que ela atue ou ao tamanho do espaço físico que ela ocupe, é essencial cumprir as normas de segurança e saúde do regulamentadas pelo Ministério do Trabalho.

Por isso, é importante saber que empresas com até 19 colaboradores e com regime de CLT, é obrigatório que pelo menos um deles receba treinamento para que ele identifique e avalie riscos no seu local de trabalho e também para utilizar extintores de incêndio.

E quais são os equipamentos que devem ser utilizados nas empresas para o combate a incêndios?

Separamos algumas opções importantes para você. Tome nota!

 

1 – Sprinklers

São chuveiros automáticos fechados e que são acionados por uma ampola de vidro. São vários os tipos e podemos destacar o pendente, o upright, o sidewall, o embutido e o modelo Dry.

 

2 – Válvulas

São dispositivos de detecção de fluxo e alarme de incêndio quando o Sprinkler é aberto.  Pode ser a Válvula de Governo e Alarme ou a Válvula Gaveta com Haste Ascendente.

 

3 – Canhões

Projetados para utilização em sistemas fixos. Como exemplos, podemos citar o Monitor Fixo Flangeado, o Monitor Portátil de 1 e 2 Entradas, Monitor Fixo Autooscilatório e o Monitor Portátil Autooscilatório.

 

4 – Extintores

É o equipamento mais comum e conhecido pelas empresas. Seu tipo específico depende do ramo da empresa e do tamanho. São eles: Portáteis, Sobre Rodas, Classe K (para diferentes tipos de cozinhas) e Classe D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *