Entenda como funcionam os sistemas de combate a incêndio

Por | | 0 Comentário

Quando falamos de sistemas de combate a incêndio, logo se pensa em extintores, não é mesmo? Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, esse tipo de solução vai muito além e inclui muitos sistemas.

Residências, edifícios, indústrias e outros tipos de construção precisam de sistemas que detectem fumaça, chamas e altas temperaturas. Além disso, é primordial ter soluções eficientes para eliminar o fogo e preservar o ambiente, além das vidas das pessoas que ali estão.

 

Conheça os sistemas de combate a incêndio

Os sistemas de combate a incêndio são obrigatórios em grande parte dos empreendimentos. Lojas, empresas, galpões, indústrias, shopping centers, prédios comerciais e residenciais precisam dessas soluções para a preservação de vidas e do patrimônio.

Por isso mesmo, há inúmeras ferramentas oferecidas no mercado. De equipamentos específicos para detecção de incêndio a alarmes sonoros, as soluções para combater incêndios atendem às mais variadas necessidades.

A seguir, explicamos brevemente os principais tipos de sistemas de combate a incêndio. Confira:

 

Central de Detecção –Engloba os equipamentos que detectam a fumaça. Ela recebe periodicamente um relatório do sistema, que permite acionar os sinalizadores sonoros em caso de incêndio.

Nessa solução, os equipamentos permitem a detecção quando o fogo ainda está no início, diminuindo a chance de vítimas fatais.

 

Acionador Manual Endereçável – Essa ferramenta consiste em um interruptor que, quando acionado por uma pessoa em rota de fuga, ativa o alarme de incêndio.

Indicada para locais altamente inflamáveis, permite um acionamento urgente, antes mesmo que a central de detecção identifique o problema.

 

Alarme sonoro e audiovisual – O dispositivo informa sobre o incêndio para que as pessoas deixem o ambiente de forma rápida.

Esses alarmes, em geral, têm aviso sonoro, luz vermelha e outros avisos que auxiliam na detecção de uma situação de perigo.

 

Sprinklers – Esses equipamentos funcionam como chuveiros, que liberam água ao detectarem uma elevação da temperatura.

Ele funciona por meio do rompimento de um bulbo presente no sistema, acionado com o aumento da temperatura no local.

Há inúmeros tipos de sprinklers e sua configuração depende das necessidades do local e de características como áreas sensíveis, por exemplo.

 

Extintor – talvez o mais famoso item no combate a incêndios, o extintor é combinado a mangueiras e hidrantes para eliminar as chamas.

Eles são imprescindíveis em situações de emergência e, geralmente, são utilizados pela brigada de incêndio ou Corpo de Bombeiros assim que chegam ao local.

 

Como escolher os melhores equipamentos para incêndio

A escolha dos melhores equipamentos para combate a incêndio é fundamental para garantir que as chamas sejam eliminadas e vidas, protegidas. Por isso mesmo, é imprescindível escolher uma empresa e equipes capacitadas para encontrar profissionalismo e segurança.

No momento de escolher os equipamentos de incêndio, atente às normas técnicas e confira se a empresa escolhida tem equipamentos regulamentados.

Além disso, siga à risca as especificações contidas no projeto. Elas são essenciais para que tudo transcorra de acordo com o planejamento.

Outra medida fundamental é investir na manutenção preventiva de redes elétricas e instalações de ar-condicionado. Saídas de emergências, equipes de prontidão para esvaziar o local e sistemas de prevenção e combate ao fogo são primordiais. Invista neles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *