Conheça melhor o teste LGE

Por | | 0 Comentário

O líquido gerador de espuma, mais conhecido como LGE, é um agente indispensável no combate a incêndios, especialmente os que têm origem em agentes químicos. Espécie de detergente, ele pode ser misturado em água doce ou salobra para, então, dar origem a uma espuma altamente resistente a altas temperaturas.

Diluído nas proporções de 1, 3 ou 6%, o LGE precisa de um teste regular para determinar se ainda está apto para uso. Denominado teste LGE, esse procedimento é dividido nas parte laboratoriais e ensaios de fogo. Recomenda-se que a avaliação em laboratório seja feita anualmente e a etapa com fogo, a cada três anos ou sempre que houver reprovacão no laboratório.

 

Como fazer o teste LGE em laboratório

Um especialista utilizará termômetro, balão volumétrico, balança de precisão, pHmetro, refratômetro e viscosímetro rotativo para avaliar as condições do LGE. Além disso, são utilizados nesse processo materiais como cicloexano P.A., álcool etílico anidro com teor alcoólico mínimo de 99 °INPM e água destilada. Esse teste deve ser feito em laboratório de fogo que siga as normas ABNT NBR ISO/IEC 17025.

 

O que o teste LGE identifica e por que ele é importante

O teste LGE feito em laboratório determina aspectos como massa específica, pH, índice de refração, viscosidade, capacidade de vedação, expansão e tempo de drenagem do líquido gerador de espuma. Ele, portanto, é fundamental para garantir que essa substância está perfeita para agir em casos de emergências.

 

Como funcionam os ensaios de fogo do teste LGE

Os ensaios de fogo são conduzidos de acordo com a classe do LGE. Por isso, é importante informar a laboratório a água disponível no sistema de combate a incêndio (doce ou salgada). Não é necessário testar a solução com ambos os tipos de água.

 

Adquira LGE e dispositivos anti-incêndio na Protector Fire

Com quase 20 anos de atuação no mercado, a Protector Fire fabrica e comercializa todos os tipos de soluções de proteção e combate a incêndios. Se você necessita de líquido gerador de espuma, carreta de espuma, hidrantes, mangueiras ou qualquer outro tipo de dispositivo, fale conosco. Nosso portfólio é completo e adaptável às suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *