Como funcionam os ensaios periódicos de LGE?

Por | | 0 Comentário

O Líquido Gerador de Espuma (LGE) é parte fundamental no combate a incêndios. Ele pode ser armazenado em tanques, carretas, contêineres e extintores e atua como detergente para eliminar as chamas em determinados casos de incêndio.

 

Misturado com água doce, do mar ou salobra, em proporções de 1%, 3% ou 6%, esse produto exige testes periódicos pra que funcione perfeitamente. Eles, inclusive, são obrigatórios e parte fundamental do processo de prevenção e combate a incêndios.

 

Quais são os testes periódicos de LGE?

 

Os testes ou ensaios periódicos de LGE dividem-se em ensaio laboratorial, realizado anualmente, e ensaio de fogo, conduzido a cada três anos ou em casos de reprovação no teste em laboratório.

 

ensaio em laboratóriofunciona da seguinte maneira: ele analisa propriedades físico-químicas do LGE, tais como massa específica, pH, viscosidade, expansão, capacidade de vedação e tempo de drenagem.

 

Já os ensaios de fogo testam os líquidos em campo, para determinar o tempo de extinção do incêndio e o quanto o LGE é resistente à reignição do fogo.

 

Há diferentes classes de LGE e a norma ABNT recomenda um tempo máximo de extinção das chamas para cada uma.

 

Todos os ensaios devem, ainda, ocorrer a partir de um teste inicial, que determinará se o produto atende os critérios de desempenho da norma.

 

 

O que fazer com os valores dos ensaios periódicos?

 

Os valores obtidos em cada ensaio periódico de LGE devem ser registrados e armazenados. Isso porque eles podem ser consultados por entidades como Corpo de Bombeiros, Prefeituras e seguradoras.

 

Além disso, é fundamental que os ensaios laboratoriais e ensaios de fogo sejam realizados por laboratórios especializados. Eles requerem condições e equipamentos específicos e normatizados.

 

A empresa avaliadora deve fazer parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE) e ser acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *