Como age o líquido gerador de espuma para apagar incêndios

Por | | 0 Comentário

O detergente líquido concentrado, mais conhecido como Líquido Concentrado Formador de Espuma, é um forte combatente ao incêndio. Mas como funciona?

O detergente concentrando quando se encontra com qualquer tipo de água, seja ela pura, salobra ou água do mar, forma uma espuma química que é capaz de eliminar o foco de incêndio.

Para que o seu entendimento sobre o assunto seja completo, é preciso que você conheça os principais tipos de incêndio.

Os incêndios são classificados de acordo com os materiais neles envolvidos:

  • CLASSE “A” – Combustíveis sólidos, como madeiras, papel, tecido, borracha, etc. Caracterizado pelas cinzas e brasas que ficam como resíduos, sendo que a queima se dá na superfície e em profundidade.
  • CLASSE “B”– Líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis, caracterizados por não deixar resíduos e queimar apenas na superfície exposta.
  • CLASSE “C”- o Material e os equipamentos são energizados. É um tipo de incêndio muito perigoso e oferece muito risco de vida para as pessoas.

Os líquidos geradores de espuma são classificados com relação à sua taxa de expansão, onde a taxa de expansão é o fator que determina para qual tipo de incêndio ele deve ser utilizado.

 

  • Os que possuem baixa expansão são utilizados para combate ao fogo produzido por líquidos inflamáveis ou por combustíveis como papel e madeira.

 

  • Os de média expansão são utilizados principalmente para abafar o vapor produzido por agentes químicos perigosos.

 

  • Os que possuem alta expansão são utilizados em espaços confinados como porões, minas e navios.

 

Nos incêndios de classe A, a espuma diminui a temperatura do combustível, extinguindo seu oxigênio, isolando a superfície em chamas e liberando água, eliminando o fogo.

Já no caso de incêndios da classe B, a espuma separa o fogo da superfície e resfria o local, dando fim ao incêndio.

A qualidade do seu líquido deve ser a melhor possível para que sua eficácia seja garantida quando for preciso a sua utilização.

Incêndio é sempre perigoso, pois mesmo que seja pequeno pode causar um grande estrago material e até mesmo um estrago na sua saúde.

Precaução é a palavra chave quando se trata de incêndio. Por isso, você precisa contar com a Protector Fire para se sentir 100% seguro.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *