Água nebulizada: como ela atua no combate a incêndios

Por | | 0 Comentário

Existem alguns locais e aplicações que exigem cautela extra no momento de planejar os sistemas de proteção, detecção e combate a incêndios. Por isso mesmo é que existe a água nebulizada, que funciona por meio de uma tubulação conectada à válvula dilúvio para controlar a quantidade de água liberada.

Esse tipo de sistema oferece algumas vantagens. A principal é a nebulização da água, permitindo maior troca de calor com o fogo. Isso por conta do diâmetro das gotículas de água, o que demanda menor volume de líquido para combater as chamas.

 

Como funciona o sistema de água nebulizada

O sistema de água nebulizada funciona por meio de uma tubulação conectada a uma válvula dilúvio. Ela controla a entrada de água no sistema, acionando os bicos spray de média ou alta velocidade.

Ele pode ser controlado por um sistema equipado com detectores de temperatura, tais como sprinklers automáticos ou detectores de acionamento remoto. Assim, em situações de emergência, o sistema de atuação abre a válvula e a água entra na tubulação, sendo liberada na sequência.

Geralmente, o sistemas automáticos de extinção por água nebulizada são indicados para suprimir incêndios em edifícios. Eles utilizam pouca água e necessitam de bombas volumétricas para fornecerem a pressão ideal.

 

Vantagens do sistema de água nebulizada

Uma das vantagens do sistema de água nebulizada é que ele permite maior troca de calor com o fogo. Isso porque o diâmetro das gotículas é maior e, por isso, é necessário um menor volume de água para combater as chamas.

Em geral, esses sistemas são empregados na proteção de transformadores elétricos, tanques de inflamáveis e combustíveis.

Seu funcionamento é bastante semelhante ao de outros sistemas com sprinklers. Entretanto, as boquilhas têm design diferente para gerarem padrões de pulverização específicos.

Cada vez mais comuns, esses sistemas de baixa e média pressão utilizam uma quantidade menor de água e têm a mesma eficiência que as opções tradicionais.

A opção por essa alternativa dependerá muito da instalação e da necessidade de cada espaço. Vale a pena considerá-la e entende-la melhor com um dos especialistas da Protector Fire!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *